"A partir da humilde receptividade ao carinho de todos, cresço e me torno o maior possível homem, por fim, me nivelo aos mesmos carinhosos, por sermos grandes iguais” (Fabio Bandeira)

sábado, 27 de agosto de 2011

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

No último dia 24/08, o coordenador geral da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (MNAS), Samuel Camêlo, recebeu informação da blogueira Priscila Miranda (administradora do blog ACE Priscila) de que a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) havia pedido filiação a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Informação confirmada por Fernando Candido de Alagoas, coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS). A reunião entre a CONACS e a CUT ocorreu nesse mesmo dia e uma agenda foi estabelecida. No dia seguinte, 25/08, a MNAS divulgou a notícia em suas ferramentas de comunicação e recebeu uma serie de críticas direcionadas à CONACS. Um ponto em comum nos questionamentos estava relacionado a omissão de informação. Por que a CONACS não divulgou tais informações? Por que ela não cientificou a categoria?

Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias já estavam aborrecidos com os descasos da Comissão Especial que trabalha na definição do Piso Nacional dos Agentes de Saúde. Por duas semanas consecutivas não houve quorum para votar os requerimentos dos parlamentares. A ausência da presidente da CONACS, Ruth Brilhante e da assessoria jurídica também foi evidenciada, apesar da divulgação de que não estavam presentes por motivos pessoais. Ausência que foi criticada pelos deputados inquiridos pelas vergonhosas faltas de quorum.
Os Agentes de Saúde manifestaram indignação com esses acontecimentos em seus blogs. Cobraram maior atuação dos parlamentares e questionaram a ausência de empenho daqueles que propalam serem defensores da categoria. Não é possível admitir que haja omissão ou qualquer outro tipo de negligência por parte dos deputados ou daqueles que recebem apoio para nos representar, independente de possuir ou não legitimidade postulatória juridicamente.

O Deputado João Campos PSDB/GO já havia criticado a forma de como a Comissão Especial vem sendo conduzida. Ele cobrou melhor atuação da Comissão, de seu Presidente e do Relator. Campos disse que “...a Comissão precisa exigir reuniões entre os parlamentares e o Governo, sugiro que façamos ofícios pedindo reuniões com esses Ministros e que nesses ofícios todos os parlamentares assinem, e que inclusive os todos os Líderes de Partido também façam esse apelo!”

Diante dos fatos, manifestamos o nosso posicionamento de que - os agentes de saúde (ACS e ACE) merecem um tratamento melhor. Como uma entidade que recebe o legado de representar a categoria pode se omitir no momento de informá-la sobre as suas decisões? A ausência de compromisso no repasse de informação reflete na atualização do site da CONACS. A última atualização perceptível ocorreu no dia 16/08.
Sobre o pedido de filiação: esperamos que a CONACS e CUT analisasse as possibilidades e viabilizassem o que é melhor às categorias envolvidas nesse processo. Não iremos aceitar que interesses individuais ou vaidades por ocupação de cargos predominem sobre o interesse maior, que é a dos trabalhadores (as).

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O povo é barrado em Brasília


Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Nesta ultima quarta feira 24 de Agosto de 2011, centenas de pessoas, entre elas trabalhadores, usuários e gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) foram barrados quando tentavam, entrar para acompanhar a Audiência Pública que se tratava da regulamentação da Emenda Constitucional 29 (EC 29), já na chegado ao ANEXO 03 onde seria a entrada específica de quem iria acompanhar o debate, fomos informados pela segurança da casa de que o Plenário 07,onde ocorreria a Audiência, se encontrava lotado, pedindo então para que aguardássemos, pois outro local maior estaria sendo providência do para que comportasse todos ali presente.

Diante desta informação, as pessoas começaram a reclamar, pois se encontravam sob sol forte e começaram a pedir para entrarem, foi quando apareceu dois deputados, um de Minas e outro da Bahia, pediram para que os seguranças deixassem o povo entrar, e isso aconteceu, mas a confusão não parou por ai, pois só tiraram o povo do sol, mas não permitiram a entrado no plenário, onde ocorreria a Audiência. Neste momento o povo começou com palavras de ordem gritando " O sus unido jamais será vencido, o sus unido jamais será vencido", foi um tumulto só um cordão de isolamento foi feito por parte da segurança a todo momento o povo ameaçava invadir e um grupo mais ousado, até conseguiu, mas logo a segurança foi reforçada.

Como este impasse estava dificultando a entrada mesmo dos profissionais da casa e até de deputados, o jeito foi construir uma saída, e ela veio quando o deputado que anteriormente tentou facilitar a entrada, propôs que todos fossem para o salão branco da congresso e foi o que aconteceu, mas como era previsto, quando chegamos na entrada do congresso já tinha lá um forte esquema policial que mas uma vez deixou o povo no sol por volta de uns quinze minutos, até quando os seguranças veio e enfim autorizou a entrada de todos para o salão branco onde ocorreu de fato a audiência, mas deixo aqui a minha indignação com o descaso em que fomos tratados, para que proibir a entrada de eleitores que colocaram essa "corja" no poder? temos somente o direito do voto e mais nada? cadê a democracia?

Bem uma vez todos acomodados, deu inicio as falas, onde vários deputados colocaram seus manifestos de apoio a EC 29 tanto oposição quanto situação se mostraram favorável a regulamentação da emenda.

A representante da CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social) Maria fez a sua fala e defendeu com maestría a necessidade de se regulamentar a EC 29.

Ficou estabelecido que, a emenda poderá ser votada no próximo dia quinze de Setembro.

Apesar dos contra tempos avalio como positivo este evento, e entendo que no dia quinze o congresso tenha mais respeito com o povo brasileiro que é os responsáveis por esses políticos estarem a onde estão.

"Aguardem fotos deste fato, em breve postarei, pois a maquina usada não foi a minha"

Postado por Leocides de Goiás