O SINDACS esteve reunido no dia 13 de maio de 2011 com a Fundação do ABC (Contratantes dos Agentes Comunitários de Saúde de Santo André e São Bernardo do Campo), a diretoria do SINDACS foi recebida pala superintendente da FUABC, Dra. Adriana e pelo Dr. Cesar, responsável pelo departamento jurídico da Fundação. A pauta da reunião decorreu sobre a apresentação do SINDACS como a entidade representante da categoria na região substituindo o SINDSAUDE ABC conforme decisão da categoria aprovada em Assembléia realizada na sede do SINDSAUDE ABC em março deste ano.
Após apresentação a Diretoria do SINDACS colocou a mesa o pedido de atendimento de uma pauta que a categoria entende como essencial para consolidação da relação entre empregados e empregador.
Pauta:
1) Liberação dos diretores que compões a Diretoria do SINDACS para dedicarem tempo integral a atividade sindical;
2) Desconto da mensalidade sindical em folha de pagamento;
3) Garantia da manutenção de todos as clausulas da atual convenção coletiva, que foi consolidada pelo SINDSAUDE ABC e com a participação do SINDACS nas negociações;
Resultados:
A Fundação do ABC solicitou ao SINDACS tempo de 30 dias para avaliar a possibilidade de atender as reivindicações, em especial o ponto de pauta que trata da liberação dos diretores, alegando que seria necessário consultar as secretárias de saúde. A diretoria do SINDACS compreendeu a necessidade e agendou nova reunião para o dia 14 de junho de 2011, porém, ao chegar a data a reunião foi cancelada pela FUABC sob alegação de não ter conseguido conversar com as secretárias, até o momento não obtivemos retorno.
Posição do SINDACS:
O sindicato busca estabelecer o diálogo acreditando ser esse o melhor caminho para construção de uma relação que beneficia trabalhadores, empregado e a população, neste sentido, optou por esperar um prazo de 30 dias, caso não aja retorno a diretoria garante que a categoria está pronta para se manifestar.
Reunião com a Secretária de Saúde de Santo André:
Após várias tentativas, a secretaria de saúde de Santo André resolveu atender o SINDACS e marcou reunião para o dia 28 de junho.
A diretoria do SINDACS pretende convocar o Secretário de Saúde, Dr. Nilson Bonome, para construir um caminho que possa ajudar a viabilizar as reivindicações já feitas a FUABC e exigir que se cumpra uma promessa de reajuste salarial feita pelo prefeito da cidade, Dr. Aidan Ravin, no mês de março em reunião com os ACSs de Santo André convocada pelo próprio prefeito.
Segudo o Dr Aidan, a prefeitura de Santo André reconhece a necessidade de reajustar o salario da categoria e afirmou que sua equipe de governo analisaria essa situação ainda no mês de maio de 2011, passados quase 60 dias, a promessa do prefeito ainda não se concretizou.
Segundo o Secretário Geral do SINDACS, Fabio Bandeira, o sindicato vai aguardar o resultado da reunião com o Secretario da Saúde, assim como o prazo dado a FUABC.
Estamos esperançosos, temos que esgotar todas as possibilidades de diálogo e negociação. Tenho certeza que o Secretário de Saúde, junto com a Superintendente da FUABC vai atender nossas reivindicações, afinal, o prefeito prometeu e reconheceu a necessidade da categoria, não acredito que criem complicadores, mas o mais importante é que a categoria está organizada, pronta para agir, espero que seja em forma de agradecimentos, diz Bandeira.